domingo, 5 de julho de 2009

Cinco motivos para os trabalhadores lutarem por passe livre, redução da tarifa e estatização do transporte coletivo

1) Passe Livre para estudantes
Geralmente quem usa o transporte coletivo para estudar são os próprios filhos dos trabalhadores... então quando não há garantia da gratuidade do transporte gratuito, como parte do direito à educação, são os próprios trabalhadores que têm que arcar com este custo.

2) Passe Livre para desempregados
O desemprego, é uma realidade que atinge grande parte da juventude e uma ameaça mesmo para aqueles que estão empregados. No mínimo, os desempregados devem ter direito ao transporte gratuito para que possam procurar trabalho.

3) A luta contra o aumento e a redução da tarifa
Os aumentos na tarifa, desproporcionais ao aumento dos salários, são uma forma de diminuir ainda mais a renda dos trabalhadores. Por isso, a cada anúncio de aumento, é preciso organizar uma luta que barre mais este saque ao bolso dos trabalhadores. Mas isto não é suficiente, é preciso ir além e impor a redução da tarifa.

4) Estatização do transporte coletivo
O transporte é um direito, ninguém anda nesses ônibus lotados por que gosta, mais sim por que precisa ter acesso ao trabalho, educação, saúde, lazer, cultura, etc. Quando empresas entram nesses ramos transformam esse direito em mercadoria, e ganham rios de dinheiro às custas do sacrifício da maioria da população que depende do transporte. Para dar um basta nisto, é preciso estatizar o transporte coletivo e colocá-lo sob o controle dos trabalhadores e usuários. São eles que sabem as necessidades da população e como fazer tudo funcionar. Os empresários só embolsam o lucro, por isso são parasitas.

5) Unidade com motoristas e cobradores
Sabemos que os motoristas e cobradores têm sofrido com a exploração das empresas de transporte. Estão com salários arrochados, sendo superexplorados, ainda mais com os ônibus que funcionam sem cobradores. Defendemos a luta dos trabalhadores do transporte pelo emprego e trabalho.


* Este texto foi lido no programa de rádio de 15/03/2008 pelo Comitê Pelo Passe Livre, Redução da Tarifa e Estatização do Transporte Coletivo da Zona Norte-Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário