segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sem cobradores, todxs serão prejudicados!


Em uma ânsia cada vez maior de obter lucro a qualquer custo, os donos das empresas de transporte coletivo de Londrina, com aval da prefeitura, querem demitir os cobradores dando um fim a essa função. Na semana retrasada já demitiram 4 e mais demissões ocorrerão.

Nós, usuários do transporte coletivo, temos que nos unir aos cobradores e aos motoristas para impedir que esse absurdo ocorra já todos nós seremos prejudicados enquanto os donos das empresas de transporte coletivo enriquecem aproveitando-se do nosso sofrimento.

Os cobradores serão prejudicados porque perderão seus empregos. Os motoristas porque ficarão extremamente sobrecarregados e ainda mais estressados, pois não é fácil guiar por essas ruas cada vez mais superlotadas de carros e ainda ter de cumprir metas rígidas de horário. Imagina sem o apoio do cobrador? Que não está ali somente para cobrar, mas para ajudar a ver quando os passageiros terminaram de subir ou descer do ônibus, para ajudar a cruzar ruas e avenidas muito movimentadas orientando quando o motorista pode virar, auxiliando a dar informações aos usuários, auxiliando os cadeirantes, etc. Hoje, o motorista desce do ônibus e vai até o portador de necessidade especial que precisa do elevador, enquanto o cobrador fica em seu lugar cobrando as passagens e ajudando na segurança. E se não houver mais cobrador? O motorista terá que fazer tudo isso sozinho? Como se a função de dirigir por si só já não fosse exaustiva.

E, por fim, nós seremos prejudicados, uma vez que estaremos sujeitos a mais chances de acidentes, pois seremos atendidos por um motorista estressado e sobrecarregado por uma função que não é sua. Além dos atrasos que isso acarretará.

Até onde podemos aceitar que nossas vidas, a vida dos motoristas e a dos cobradores sejam tratadas com tanto descaso para favorecer o lucro de meia dúzia de donos de empresas? Não podemos esperar que prefeitura ou sindicato faça algo, nós mesmos temos que mostrar nosso descontentamento protestando e exigindo a manutenção dos cobradores.

Portanto, chamamos a todos londrinenes e todos os portadores de necessidades especiais e seus familiares para se juntarem nessa luta e protestar na próxima quarta-feira às 17h30min no terminal central, pois vocês, mais do que ninguém, sabem da importância de termos um bom atendimento no transporte coletivo.

2º ato contra a demissão dos cobradores
Data: Quarta-feira - 31/08/2011 - a partir das 17:30h
Local: Saída do terminal central - Rua São Paulo

Próxima reunião do movimento:
Sábado, dia 03/09, 15h no DCE UEL Centro
(na esquina da rua Piauí com Hugo Cabral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário