quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nenhum cobrador a menos!!!

Unir motoristas, cobradores e usuários contra o fim da função de cobrador!

Mais uma vez os donos das empresas de transporte coletivo, representados pelo Metrolon, junto com a prefeitura atacam os trabalhadores de londrina. Ocorre mais um ataque ao trabalhador na cidade de Londrina. O (Metrolon) anunciou no dia 8 de agosto que haverá diminuição do número de cobradores.

Já faz tempo que a empresa começou a colocar as catracas eletrônicas, indicando futuras demissões. Agora anunciam a extinção da função de cobrador nos ônibus que circulam na cidade. Quem ganha com isso? Os donos da Grande Londrina e Londrisul que reduzem seus custos e aumentam seus lucros. Quem perde? Os cobradores que poderão ser demitidos, os motoristas que ficarão sobrecarregados e mais estressados e os passageiros que arriscarão suas vidas.

Os patrões dizem que não haverá demissões, alegam que os cobradores serão remanejados de função na empresa, mas não podemos cair nessa. É óbvio que haverá demissões, só que elas virão quando estes trabalhadores estiverem espalhados exercendo diversas outras funções, com menos condições de resistir organizadamente. Muitos cobradores já estão sofrendo pressões para se demitirem voluntariamente.

O uso da tecnologia não é pretexto para as demissões, deveria servir para aliviar o serviço penoso dos trabalhadores, mas não para colocá-los rua da amargura. Mas para isso, o transporte tem que deixar de ser um negócio explorado por capitalistas, deve ser estatizado e controlado pelos trabalhadores.

O sindicato faz de conta que resiste, mas assinou em 2006 um acordo, junto com o ex-prefeito Nedson, aceitando a extinção dos cobradores. O atual Prefeito não levantou um dedo em defesa dos cobradores. É hora de organizar a resistência. Se o sindicato chama a luta só de mentira, cabe a nós, trabalhadores e usuários torná-la verdade. Este é o único caminho para impedir o fim da função de cobrador.


Um comentário: