quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ação conjunta contra aumento da tarifa

Pessoal é importantíssimo que o máximo possível de pessoas compareçam a essa reunião que será realizada amanhã(21/01/10), às 19h na Vila Cultural Teatro do Oprimido. Vejam o convite:


Em conversa com militantes de diferentes movimentos sociais, decidimos agir.

Os acontecimentos não tiram férias, sobretudo as ações contra os interesses dos trabalhadores, è nesse período quando muitas pessoas não estão na cidade, que nos últimos anos a Grande Londrina vem fazendo seus acordos de bastidores para aumentar a tarifa dos ônibus, o Ministério Público entrou com liminar para que o tarifa fique nos R$2,10 contrariando a TCGL que quer R$2,25.

Precisamos urgentemente entrar nessa luta, unindo nossas forças!

Proposta:

Fazer um ato público (ir para a rua, conversar com a população) no sábado dia 23/01 pela manhã ou quando o coletivo decidir.

Vamos conversando por email até amanhã 21/01 quando faremos uma reunião para decidir o que e como fazer nossas ações.

Local: Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido
Dia: 21/01/10 quinta-feira
Hora: 19h


J.Lucas
Fabrica de Teatro do Oprimido de Londrina
www.ftolondrina. blogspot. com
(043) 33249121- 99481231

Centro de Direitos Humanos de Londrina
Movimento Nacional de Direitos Humanos www.mndh.org. br
www. mndhparana.blogspot .com

3 comentários:

  1. Coloquei o Link da mensagem la no Blog, na parte de destaques...

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou a favor da estatização. Entretanto, acredito que boas intenções não são o suficiente para que mudanças efetivas ocorram. Por isso, gostaria de saber se vocês têm alguma proposta efetiva para a estatização do transporte coletivo. Ou seja, de onde vai sair o dinheiro para o pagamento do salário dos funcionários, manutenção da frota, combustível etc.? Está sobrando dinheiro nas finanças públicas? Se "sim", onde?

    Grato,

    Felipe Huertas

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe, a defesa da estatização é uma perspectiva para o movimento e sua efetivação só será possível com muita organização popular, muita mesmo. Assim não será uma estatização feita por iniciativa de prefeitos ou vereadores, mesmo porque estes só estatizam algo para salvar setores quebrados (vide as estatizações parasitárias do setor bancário por conta da crise ou as estatizações de faculdades do interior do Paraná).
    Assim, não defendemos nenhuma indenização. A Grande Londrina já ganhou um montante muito superior ao que investiu. Os ônibus são incorporados na tarifa (são pagos pelo usuário e contratualmente deveria ser devolvidos à população, cláusula que a TCGL viola).
    Temos certeza de que retirando o lucro da tarifa, deixando de tratar o transporte como mercadoria, será possível manter o sistema. Se formos pensar mais profundamente o tema, por ser um direito o transporte deveria ser público, como a educação, saúde, etc.
    Complementamos a bandeira com a defesa do controle dos trabalhadores e usuários. De nada adianta estatizar e deixar nas mãos das quadrilhas que comandam o Estado. Quem de fato conhece o sistema de transporte são os motoristas, cobradores, pessoal da administração, manutenção... Assim como os usuários que conhecem as necessidades da população.

    Bom, acho que o tema é polêmico, a luta é necessária, espero te encontrar no ato de amanhã, às 10h, vamos continuar debatendo.

    Abraços
    Soraia

    ResponderExcluir