sexta-feira, 2 de setembro de 2011

7 de setembro: Grito dos excluídos!



Senhores, prestem atenção

Aquele povo, que vocês julgaram por tanto tempo dócil e adormecido, está se levantando. Nos últimos dias, por exemplo, em Maringá os estudantes ocuparam a reitoria, fizeram uma marcha com mais de duas mil pessoas e conquistaram o compromisso de fazer valer suas principais reinvindicações: repor o corte de 38% das verbas de custeio das universidades estaduais, contratação de professores e funcionários e construção de uma nova unidade do RU, com disponibilidade de cardápio vegetariano. Já em Teresina, após um decreto aumentar a tarifa do transporte para R$2,10, os secundaristas tomaram as ruas, o dia passou, os protestos cresceram a cada minuto com o apoio dos trabalhadores, a situação tornou-se insustentável e, assim, o prefeito se viu obrigado a suspender o decreto e a tarifa voltou para o valor de R1,90.

E em Londrina?

Aqui a prefeitura e os empresários do transporte aumentaram a tarifa, que já era abusiva, duas vezes em menos de um ano contrariando uma lei federal. O ministério público recorreu e o juiz determinou a redução da tarifa. Decisão infelizmente ignorada. E pra piorar, a saga pelo lucro ilimitado continua. Como se não fosse suficiente, o desejo do prefeito Barbosa Neto e dos donos das empresas que exploram o transporte público é acabar com a função do cobrador. Sim, esse mesmo que controla o troco, a subida e a descida dos usuários, orienta os passageiros sobre o melhor ponto para se chegar ao destino desejado e permite que o motorista se concentre em conduzir o veículo de forma segura e evite acidentes, evite o stress, evite o infarto.

Não sejamos enganados, nenhuma tecnologia nova será implementada no sistema, trata-se apenas de sucatear o transporte para obter mais e mais lucro. Sem se importar com o valor da tarifa, a segurança das pessoas, dos jovens, dos idosos, dos portadores de necessidades especiais e etc. Ou seja, sem se importar com as únicas coisas importantes em um sistema público de transporte coletivo.

Mas aqui também. O Londrinense já cansou de ser deixado de lado, na saúde e no transporte, os movimentos sociais já entenderam que é só por meio da luta e da ação direta é que vão conseguir conquistar uma Londrina e um transporte melhor.

No segundo ato contra a demissão dos cobradores e contra o fim da função de cobrador a quantidade e a animação das pessoas dobrou. Mais trabalhadores e estudantes se uniram à nossa luta. E vamos seguir lutando. Vem com agente:

Reunião para organizar a luta:
  • Pela readmissão dos cobradores demitidos
  • Contra o fim da função de cobrador
  • Pela redução da tarifa
  • Pela estatização do transporte sob o controle dos trabalhadores
* Após a reunião vamos confeccionar os materiais que serão utilizados no ato do grito dos excluídos no 7 de setembro.

Data: Neste sábado, dia 03/09/2011 às 15h
Local: DCE - UEL - Centro - A casa na esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral


Ato no Grito dos excluídos:


Data: 07 de setembro de 2011
Ponto de partida: Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
No encontro da Av. Tiradentes com a Av. JK - Londrina
Horário: Concentração com os demais movimentos sociais apartir das 7h até as 9h
Início do grito dos excluídos: 9:50

Local do desfile: Av. Leste Oeste

Um comentário:

  1. Força a vocês aí de Londrina. Sou de Teresina e posso dizer: me orgulho da manifestação daqui, a classe trabalhadora e os estudantes foram lindos e guerreiros lutando ^^
    E graças aos secundaristas, os atos foram sempre radicalizados e conseguimos derrotar o prefeito.

    Força na luta e na organização aí!

    Saudações revolucionárias de Teresina
    @Gugapotter

    ResponderExcluir