terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Reposição salarial de cobradores e motoristas não justifica aumento da tarifa!

O Comitê pelo Passe Livre defende o direito à reposição salarial dos cobradores e motoristas e denuncia a jogada do Prefeito de usar isso para justificar o aumento da passagem.
O prefeito Alexandre Kireeff e os empresários do transporte coletivo já declararam que os trabalhadores londrinenses vão amargar mais um aumento no preço da tarifa, atualmente em R$ 2,65. Em entrevista à imprensa, o prefeito deu como certo o aumento na virada do ano. E uma das justificativas, é a reposição salarial dos trabalhadores.
É claro que isso é uma desculpa esfarrapada, pois, quem faz a planilha de custos são os próprios empresários que lançam custos fajutos e o prefeito só acata, como já foi denunciado pela Câmara Municipal na CEI de 2009.
Na verdade a prefeitura, com a cumplicidade do sindicato, utiliza esse argumento para convencer os cobradores e motoristas que seria justo aumentar a tarifa e, ao mesmo tempo, coloca a população contra o direito dos trabalhadores do transporte a ter os seus salários reajustados.
Mas não é só isso. Essa jogada esconde que a defasagem salarial dos trabalhadores do transporte não se deve ao preço da tarifa mas ao fato do transporte estar nas mãos de dois grupos de capitalistas que exploram o serviço público como negócio particular. Por isso, pagam salários de fome e exploram os motoristas e cobradores até deixá-los perturbados. Quantos acidentes e afastamentos por doenças não são provocados diariamente pela exploração desenfreada? Enquanto isso os capitalistas ficam cada vez mais ricos.
Defendemos não apenas vosso direito a reposição salarial. Defendemos oSalário Mínimo Vital, ou seja, um salário suficiente para sustentar dignamente uma família e não a mixaria que hoje pagam. Esse salário hoje não pode ser menor que R$ 4.000,00
Defendemos também que nenhum aumento da tarifa seja praticado. A tarifa já obriga muitos trabalhadores a andar a pé o em bicicleta.
Trabalhadores do transporte: vocês não estão sozinhos nessa luta!

Comitê pelo Passe Livre, Redução da Tarifa e Estatização do Transporte Coletivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário